DIA DE SENSIBILIZAÇÃO PARA A INTERMITÊNCIA
ESTE COMUNICADO É PARA SER LIDO EM TODAS AS PRODUÇÕES NO DIA 19.
++++++++
Este comunicado que hoje está a ser lido em vários eventos culturais do país representa o sentimento geral dos profissionais das artes do espectáculo e do audiovisual.
SABIA QUE NÃO HÁ ENQUADRAMENTO JURÍDICO QUE SE ADEQUE A ESTAS PROFISSÕES?
SABIA QUE ESTES PROFISSIONAIS NÃO PODEM ESTAR DOENTES OU DESEMPREGADOS?
Hoje é o nosso dia de sensibilização para a intermitência.
Dizemos que somos intermitentes porque o nosso trabalho é sempre descontínuo e temporário.
Essa é a natureza das nossas profissões!
Trabalhamos sucessivamente de projecto em projecto, com pessoas diferentes e isso implica a mobilidade dos profissionais e permite a diversidade das produções.
Queremos ter acesso aos mesmos direitos e às condições básicas de qualquer trabalhador por conta de outrem. Como estes, somos profissionais especializados, cumprimos horários, num local de trabalho específico, sob a direcção duma entidade.
Por todas estas razões, precisamos de uma definição legal de intermitência, que nos permita pagar a segurança social de acordo com o salário que recebemos e que nos proteja de situações de carência. Precisamos de um contrato de trabalho adequado à nossa realidade.
No último ano, representantes das áreas da dança, do teatro, da música, do circo, do cinema e do audiovisual têm vindo a apresentar e a defender propostas concretas sobre esta questão.
Esperamos que este esforço resulte numa lei que nos sirva a todos.
Lembrem-se que apagadas as luzes da ribalta existe uma realidade que não pode continuar a ser ignorada.