pinxos, Gaudí, ramblas
Tudo aqui ao lado...
Que saudades tenho de Barcelona!
Ou "das Barcelonas"... da minha, da do Tiago, da do Almodóvar, da de Maio, da de Novembro, da dos bares temáticos... da dos pássaros e peixes engaiolados e aquarizados em plena rua, da das flores, da do parque, da outra que é neta... enfim, delas todas.
12 horas de carro, não esquecer de parar em Évora para jantar, tentar pela 5ª vez acertar na saída em Madrid sem me enganar, chegar de manhã.
Uma das imagens cinematográficas mais inesquecíveis é a viagem de comboio de Manuela (Cecilia Roth) e a saída do túnel com Barcelona iluminada ao fundo. A esperança e o futuro unidos num só... "Todo sobre mi madre" de Pedro Almodóvar. Um filme que me marcou muito pela dignidade e realismo dos retratos e pelo humanismo da observação. Extraordinário! 1999 é um ano de ouro para o cinema: "The Straight Story" de David Lynch, "Fight Club" de David Fincher, "eXistenZ" de David Cronenberg, "Matrix" (o primeiro é sempre o melhor) de Andy e Larry Wachowski, "Arlington Road" de Mark Pellington, "Flirt" (nem é o melhor dele) de Hal Hartley, "Notting Hill" de Roger Michell, "Buena Vista Social Club" de Wim Wenders,... e tantos outros de que não gostei tanto e outros que, sem ter visto, negligenciei aqui.